Cursista: José
Renildo Freire Clarindo e Débora Tenório.
ATV: 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Leitura e reflexão sobre a linguagem e a escrita na obra de Luíz Gonzaga “Asa Branca”
Série: 8º ano
1. Justificativa
ATV: 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Leitura e reflexão sobre a linguagem e a escrita na obra de Luíz Gonzaga “Asa Branca”
Série: 8º ano
1. Justificativa
A proposta deste
trabalho é resgatar a aprendizagem e a autoestima dos educandos com
baixo desempenho de leitura e escrita na disciplina de língua
portuguesa, como também refletir sobre a linguagem oral e escrita na
obra de Luíz Gonzaga “Asa Branca”, explorando diferentes
caminhos rumo ao conhecimento, tanto da parte humana quanto da parte
tecnológica.
2. Objetivo Geral
Ouvir, ler,
compreender, discutir, debater e produzir.
3. Objetivos
Específicos
Apresentar os autores
da obra Luíz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Conhecer a letra, ler, ouvir e cantar a música “Asa Branca”.
Analisar a linguagem da música e o vocabulário.
Observar e expressar os sentimentos através da imagem apresentada no data show.
Refletir sobre as consequências da seca.
Reescrever a música na linguagem formal.
Sugerir como leitura as seguintes obras: “O quinze” de Raquel de Queirós e “Vidas secas” de Graciliano Ramos, que abordam a temática da música e do quadro.
Conhecer a letra, ler, ouvir e cantar a música “Asa Branca”.
Analisar a linguagem da música e o vocabulário.
Observar e expressar os sentimentos através da imagem apresentada no data show.
Refletir sobre as consequências da seca.
Reescrever a música na linguagem formal.
Sugerir como leitura as seguintes obras: “O quinze” de Raquel de Queirós e “Vidas secas” de Graciliano Ramos, que abordam a temática da música e do quadro.
4. Recursos
Data show, pendrive,
aparelho de som, CD Luíz Gonzaga, notebook, caixas acústicas,
microfone, câmera ,computador ,dentre outros.
5. Metodologia
Apresentação da obra
de Luíz Gonzaga “Asa Branca” no data show com algumas imagens.
Aula expositiva mostrando a importância do contexto histórico no momento da produção textual.
Pesquisas na internet, sites, que tem por objetivo ampliar e buscar informações sobre a letra da música, sua linguagem oral e escrita, destacando o romantismo por seu amor a Rosinha, a realidade nua e crua do sertão e o mais forte para os nordestinos a esperança, o verde espalhado pelo chão.
Em seguida, elaborar uma produção escrita, digitada no laboratório, para apresentar na sala de aula.
Aula expositiva mostrando a importância do contexto histórico no momento da produção textual.
Pesquisas na internet, sites, que tem por objetivo ampliar e buscar informações sobre a letra da música, sua linguagem oral e escrita, destacando o romantismo por seu amor a Rosinha, a realidade nua e crua do sertão e o mais forte para os nordestinos a esperança, o verde espalhado pelo chão.
Em seguida, elaborar uma produção escrita, digitada no laboratório, para apresentar na sala de aula.
6. Avaliação
Como
instrumentos de avaliação do trabalho serão utilizados as
produções dos educandos, bem como consideradas as indicações de
suas participações em todas as ações propostas.